top of page

*SEGURANÇA PSICOLÓGICA*

Para que o trabalho floresça, o ambiente onde ele acontece, deve fazer as pessoas se sentirem capazes de compartilhar muito de si!



Você já percebeu que é no relaxamento que encontramos a nossa maior potência? E mais que isso, no relaxamento em grupo, na troca despretensiosa? O que sente sobre a liderança desse grupo? Uma liderança que dá espaço pra ser o que se é, uma equipe que reconhece e valoriza a individualidade, ainda que seja, assim, tão diversa!


Pois é, parece mesmo que para que o trabalho floresça, o ambiente onde ele acontece, deve fazer as pessoas se sentirem capazes de compartilhar seu conhecimento, suas preocupações, questões, erros e ideias – mesmo – malformadas ou bem malucas. Talvez você me diga, “eu nunca vou me sentir seguro suficiente para fazer isso”.


Afinal, parece que tem uma força que faz com que estejamos constantemente tentando influenciar a percepção dos outros sobre nós, regulando e controlando informações em interações sociais - você concorda com isso?


Aprendemos cedo a gerenciar riscos interpessoais na vida. Em algum ponto ainda crianças, começamos a reconhecer que o que os outros pensam a nosso respeito importa e aprendemos como diminuir o risco de rejeição ou desprezo.


Como adultos, ficamos muito bons nisso! Não quer parecer ignorante? Não faça perguntas. Não quer parecer incompetente? Não admita erros ou fraqueza. Não quer parecer desagradável? Não dê sugestões. A verdade é que não tem como ser você em essência e ficar imune às consequências, tampouco há garantias de manter a sua autoestima elevada – isso não é Segurança Psicológica.


"Segurança Psicológica também não é sobre ser gentil - é sobre ser congruente, sobre franqueza e disposição para se envolver em um conflito produtivo, assim como aprender por meio de diferentes pontos de vista".

No entanto, pense comigo, como é bom reconhecer a nossa humanidade, nossos “bolas foras” e falhas, ir até aonde se resolvam as questões! E, ainda, depois de tanta exposição, continuar sendo respeitado e considerado. Isso é um pouco da cara de um ambiente onde há a tal Segurança Psicológica, um jeito de você começar a imaginar esse espaço (começar, hein, não vai achando que sabe tudo rsrs). E aí, me diz, pelo que eu te contei até agora, dá vontade de saber mais?


Qualquer coisa me chame!


Simone é Paulista, Psicóloga Clínica e Organizacional, atuando também como Life Coach e Coach de Carreira. Especialista em atendimento à adolescentes, adultos, casais e famílias, sob a abordagem da Terapia Comportamental e Cognitiva.


Simone G. Domingues

Psicóloga & Coach

CRP 06/88472

📲Atendimento online (11) 999140072 Profissional inscrita no E-Psi.

@psico_sidomingues

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page