top of page

*SAÚDE EMOCIONAL* - Vamos falar sobre a Ansiedade.

Atualizado: 21 de out. de 2020

Quando a Ansiedade deixa de ser Normal?

"O medo nos ajuda a evitar comportamentos impulsivos".

A ansiedade é um sentimento normal na vida de todos nós. Em um nível controlado, ela é considerada saudável — o medo nos ajuda a evitar comportamentos impulsivos, por exemplo. Entretanto, quando entra em um nível preocupante, é hora de contar com um psicólogo no tratamento da ansiedade.


Entretanto, a ansiedade se torna patológica quando entra em um nível elevado e permanece por um longo período de tempo. Nesses casos, nem sempre a pessoa consegue identificar o que naquela situação está lhe causando medo e preocupação, e muitas vezes tende a interpretar situações normais como eminentemente perigosas ou catastróficas. Quando isso acontece, a ansiedade passa a ser considerada um transtorno mental.


Existem vários tipos de transtornos relacionados com a ansiedade: Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, Transtorno do Estresse Pós- Traumático, Transtorno da Ansiedade Social, Fobias, etc.


Como reconhecer a Ansiedade excessiva?

"O problema é quando acontece o contrário e o medo te paralisa, diminuindo seu rendimento no trabalho".

Sentir-se preocupada diante de uma apresentação importante no trabalho ou ficar com medo em uma situação que você nunca viveu são sensações comuns. A ansiedade não pode ser totalmente extinta, pois ela cumpre função importante na nossa vida.

Pense por este lado: a preocupação ajuda você a antecipar problemas e se preparar melhor para a reunião na empresa, por exemplo. O problema é quando acontece o contrário e o medo te paralisa, diminuindo seu rendimento no trabalho. Isso pode ser um sinal de que a ansiedade ultrapassou o normal.


* A Ansiedade te paralisa


A preocupação e o medo te paralisam, ocupam grande parte do seu tempo, consomem sua energia e diminuem o seu rendimento, isso faz com que você perca inúmeras oportunidades no trabalho e em outras áreas da vida, desperdiçando muito do potencial que você tem. Esses podem ser sinais de que a ansiedade ultrapassou o nível normal.


* Traz limitações à sua vida diária


O principal modo de reconhecer que o nível da ansiedade está elevada é perceber como ela está interferindo na sua rotina.

Se seu mundo começa a ficar limitado por conta desses sintomas (por exemplo, você deixa de participar de eventos sociais, fazer coisas que deseja e/ou alimentar-se da forma como gostaria) ou se esse sentimento está repercutindo nas suas relações afetivas, está na hora de buscar ajuda profissional.


* Gera sofrimento e incapacidade


Quando os sintomas estão gerando repercussões nas mais diversas áreas da sua vida, como um sofrimento excessivo na profissão, nos estudos, ou nas relações sociais, pode ser um indicativo de que a ansiedade se tornou patológica.


* É intensa e prolongada


Outro aspecto a ser observado é a intensidade e tempo de permanência da ansiedade. A ansiedade normal tem uma duração curta e pontual, se ultrapassa esse período e deixa você em alerta por longo tempo pode gerar fadiga, prejudicar o sono e o desempenho cognitivo, diminuir a eficiência do seu sistema imune, além de interferir no andamento das suas ações cotidianas.


Em muitos casos, os sintomas da ansiedade estão presentes há tanto tempo na vida da pessoa e ela está tão acostumada com isso, que não imagina que esse sofrimento pode ser diminuído com tratamento o adequado.


* Difícil de controlar sozinho


Nem sempre é fácil controlar esses sentimentos sozinho, e uma das características do transtorno de ansiedade generalizada é justamente essa: a pessoa não tem um senso de controle sobre esses sentimentos e sintomas.


É muito difícil controlar esse sentimento sozinha, por isso, não deixe de procurar ajuda profissional. Para reconhecer a necessidade, fique atento à alguns sinais:

  •         Sentimentos frequentes de inadequação;

  •         Preocupação excessiva;

  •         Medo desproporcional ao perigo real da situação;

  • Dificuldade para realizar as atividades diárias;

  •         Problemas no sono;

  •         Agitação e irritabilidade;

  •         Dores de cabeça e no corpo;

  •         Crises de taquicardia e falta de ar;

  •         Ataques de pânico

Procure ajuda de um profissional especializado!


Simone é Paulista, Psicóloga Clínica e Organizacional, atuando também como Life Coach e Coach de Carreira. Especialista em atendimento à adolescentes, adultos, casais e famílias, sob a abordagem da Terapia Comportamental e Cognitiva.

Simone G. Domingues

Psicóloga & Coach

CRP 06/88472

📲Atendimento online (11) 999140072 Profissional inscrita no E-Psi.

@psico_sidomingues

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page