top of page

*RELAÇÕES AFETIVAS*- Como detectar uma pessoa Manipuladora?

Foto do escritor: Sih DominguesSih Domingues

Atualizado: 20 de out. de 2020

Algumas formas de abuso e manipulação são difíceis de serem detectadas, porque muitas vezes o abuso vem disfarçado.



Fique atento a alguns tipos de abusos psicológicos e manipulação:


1) Negging: Uso de críticas veladas, disfarçadas de elogios para deixar a vítima insegura e manter o controle sobre ela.



2) Gaslighting: é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas e seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.



3) Manterrupting e Mansplaning: É quando o parceiro interrompe a fala do outro o tempo todo. Ocorre quando você vai explicar coisas que são do seu domínio e o seu parceiro interrompe como se você não fosse capaz ou como se você não soubesse de nada.



4) Abuso disfarçado de piadinha: Sabe quando a pessoa sempre faz questão de te constranger e te rebaixar mas é "brincadeira"? Faz piadas com seu corpo na frente das outras pessoas, com seus gostos, seu modo de andar, seu modo de falar, sua profissão e você dá aquela risada sem graça sabe?


Como por exemplo "Nossa, sua voz é alta né?", "Secou a água da piscina". Nesse caso o abusador usa o constrangimento público para fazer piadas que te deixem desconfortável para abalar sua autoestima e ter mais controle sobre você.



5) Controle disfarçado de cuidado e carinho: É quando o abusador sempre acha que sabe o que é melhor para você, então constantemente tenta controlar cada movimento que você faz, criticando duramente quando não faz algo do jeito dele. A manipulação disfarçada de cuidado é muito difícil de perceber.


6) Usar seu passado contra você: É quando o outro te culpa por já ter tido outros relacionamentos e fica tentando investigar tudo do seu passado para ficar te culpando e te martirizando.



Muitas vezes achamos que precisa encostar para existir abuso, mas relacionamento abusivo não é só sobre agressão física. É também sobre micro agressões psicológicas e isso pode acontecer entre amigos, família, trabalho, relacionamento amoroso.


Você já viveu alguma dessas experiências? Pense nisso!


Simone é Paulista, Psicóloga Clínica e Organizacional, atuando também como Life Coach e Coach de Carreira. Especialista em atendimento à adolescentes, adultos, casais e famílias, sob a abordagem da Terapia Comportamental e Cognitiva.

Simone G. Domingues

Psicóloga & Coach

CRP 06/88472

📲Atendimento online (11) 999140072 Profissional inscrita no E-Psi.

@psico_sidomingues

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page